Solitice o seu agendamento online. É fácil, rápido e seguro.
Solitice o seu agendamento online. É fácil, rápido e seguro.
SEPS 709/909 | Centro Médico Julio Adnet | Sala S13 (subsolo) | Asa Sul | Brasília-DF | CEP: 70390-095
Tel: 061 3244-6734

Aumento da testa e perda da sobrancelha
A alopecia fibrosante frontal ou alopecia frontal fibrosante (AFF) é uma alopecia cicatricial de causa desconhecida. É mais comum em mulheres após a menopausa, porém pode ocorrer em mulheres jovens e, muito raramente, em homens. É um tipo de alopecia que vem aumentando muito a sua frequência nos últimos anos.
A perda dos cabelos ocorre muito lentamente ao longo de anos, por isso, muitas mulheres só percebem a perda de cabelos na linha frontal quando a doença já está muito avançada.
Um sinal precoce da doença é a perda da sobrancelha como já citado. A perda dos pelos finos na face, no buço, nos braços, nas axilas e nas pernas também são muito frequentes e pode anteceder a doença no couro cabeludo. Uma outra região comumente acometida é a região lateral acima das orelhas.
Diagnóstico
Para confirmar a alopecia fibrosante frontal (AFF) o médico dermatologista especialista - tricologista faz exames clínicos, exames dos fios e a tricoscopia. Frequentemente a biópsia do couro cabeludo é necessária para a confirmação diagnóstica e avaliação da atividade da doença.
Tratamento
O objetivo do tratamento da alopecia fibrosante frontal (AFF) é evitar a morte de mais cabelos, por isto, o mais importante é o reconhecimento precoce da doença pelo médico dermatologista especialista - tricologista. Podem ser nescessários medicamentos tópicos e sistêmicos em alguns casos, em outros, injeção de medicamento direto no local acometido é preferido.