Solitice o seu agendamento online. É fácil, rápido e seguro.
Solitice o seu agendamento online. É fácil, rápido e seguro.
SEPS 709/909 | Centro Médico Julio Adnet | Sala S13 (subsolo) | Asa Sul | Brasília-DF | CEP: 70390-095
Tel: 061 3244-6734
Ferida e coceira na cabeça
A tinea capitis ou a tinha do couro cabeludo é mais comum nas crianças. É causada por fungos adquiridos de outras crianças ou de animais domésticos e, até mesmo, do meio ambiente. As áreas de perda capilar apresentam cabelos “cortados” bem rentes ao couro cabeludo pelos fungos e podem ser acompanhadas de descamação importante e, algumas vezes, inflamação. Uma ou várias placas de perda capilar podem existir.
Diagnóstico
Para confirmar a tinea capitis ou a tinha do couro cabeludo o médico dermatologista especialista - tricologista faz exames clínicos, exames dos fios, inclusive exame para identificar qual fungo está causando a doença, além da tricoscopia para controle da cura da doença. Geralmente a biópsia do couro cabeludo não é necessária porém em alguns casos podem ser necessária para a confirmação diagnóstica e a diferenciação de outras doenças dos cabelos e do couro cabeludo.
Tratamento
Medicamentos antifúngicos tópicos e sistêmicos, por um período mínimo de 3 meses e o acompanhamento com o médico dermatologista especialista - tricologista e com a tricoscopia é fundamental para o sucesso terapêutico.